domingo, 23 de outubro de 2011

Companhia Plágio de Teatro fala sobre CRÜ

A Companhia Plágio de Teatro se apresentou na sexta(21) no FESTCAMP com o espetáculo Crü. O grupo é de Brasília/DF.

A peça surgiu de uma parceria em 2005, onde Chico Sant’Anna e Sérgio Satório se encontraram na produção do filme Simples Mortais em Recife.

Desde lá o ator Satório seguiu com a ideia de fazer uma peça onde Sant’Anna seria seu pai. “No quarto do hotel, Chico e o ator Eduardo, protagonizavam o papel de pai e filho, o carinho entre eles era muito comovente. Eu numa brincadeira falei, vou ter que fazer uma peça com Sant’Anna também, pra ter esse mesmo carinho” contou o ator Sérgio Satório, o personagem Cunha de “Crü”.

Apenas em 2009, o diretor e ator Alexandre Ribondi e Satório começaram a escrever. Em abril daquele mesmo ano, a peça iniciou sua primeira temporada. Nela o personagem Frutinha era protagonizado por outro ator. André Reis entrou posteriormente nesse elenco, após ter prestigiado seus colegas no palco.

A linguagem do espetáculo é naturalista, “esse espetáculo conta uma história lamentável, em um universo de extrema violência e a gente tem a clareza que precisamos viver e vomitar essa violência toda, pra que isso chegue ao público e no final falemos de amor, pra que no final essa violência toda fique tão incomoda tão desnecessária que a gente comece a pensar no amor através dessa ausência” revelou André Reis. “Não dá pra fazer de brincadeira, ela não tem meio termo”, completa Chico Sant’Anna, um dos mais premiados e conceituados atores e produtores de Brasília.

“Desde que montamos a gente se propôs a mergulhar totalmente não como atores, mas como seres humanos mesmo, pra entender o sofrimento desses personagens e viver. A carga emocional pra nós é muito grande”, diz Sérgio Satório.

Eleita em 2010 a melhor peça da premiação do Teatro de Candango do Sesc, “Crü”, vem fazendo muito sucesso e não foi diferente no FESTCAMP.

Os atores destacam a importância da crítica teatral e fazem um apelo: “É fundamental o papel da crítica no teatro, música, literatura e em outras artes. Isto faz acontecer, move o mercado e é um segmento necessário pra nós crescermos”, conclui o ator André Reis.

O espetáculo acaba de se transformar em um longa-metragem, ganhador do prêmio CLDF de melhor longa do festival de cinema de Brasília de 2011.

Para saber mais sobre essa produção, entre na página filmecru.blogspot.com

Um comentário:

  1. Obrigado pela divulgação do nosso trabalho.
    No entanto, gostaria de fazer algumas ressalvas. A peça NÃO surgiu de uma parceria entre Sérgio Sartório e Chico Sant'Anna em 2005. Nesta época, surgiu o desejo dos dois atores de trabalharem juntos.

    A peça foi escrita por Alexandre Ribondi. O argumento é de Ribondi e de Sartório.

    O ator André Reis, que fez parte do primeiro elenco da peça Cru, não foi ao FestCamp. Portanto, as declarações colocadas em sua boca são, na verdade, de Vinicius Ferreira.

    Obrigado
    Alexandre Ribondi

    ResponderExcluir