História

A diversidade é a marca do  5º FESTCAMP (Festival Nacional de Teatro de Campo Grande).

Em 2011, o Festival apresenta sua  edição. O evento vem se tornando referência em Mato Grosso do Sul, no Brasil e em outros países. Com a proposta de se tornar um festival internacional, já agrega espetáculos e oficinas internacionais.

O FESTCAMP foi criado e é organizado por Espedito Di Montebranco (AACP- Associação Artística Cultural Palco de Artes Cênicas, Esporte, Lazer e Promoção Social) e Anderson Lima (Grupo Teatral Flor e Espinho), com apoio de Marineide Cervigne (Teatro Glauce Rocha- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Tem patrocínio da Caixa Econômica Federal (Caixa Cultural) e FIC-MS (Fundo de Investimentos Culturais de MS), Fundação de Cultura e Governo do Estado de MS e Governo Federal/Funarte (Prêmio de Apoio a Festivais de Teatro-2010).

A 5ª edição do FESTCAMP busca oportunizar apresentações teatrais de todos os cantos do Brasil, favorecendo a amostragem e a discussão teatral, abrangendo todas as linguagens das artes cênicas com foco no teatro, dança teatro, teatro de animação, bonecos e formas animadas, rua, circo, palhaços, comédia de picadeiro e formas alternativas, palco italiano e congêneres, afim de ampliar o acesso ao público fortalecendo a democratização à arte teatral, bem como incentivo à produção teatral regional.

Na programação de 2011 haverá espetáculos de dança, palhaçaria, drama e mágica, concebidos para formatos tradicional, alternativo e rua. O  5º FESTCAMP forma um mosaico cênico constituído pela estética de 20 companhias vindas de cinco estados brasileiros, além de Mato Grosso do Sul e da cidade de Lima (Peru), totalizando 26 apresentações que tomarão os palcos, praça e escola, além da lona do Festival, na Praça do Rádio Clube, com apresentações a preços populares e sessões gratuitas.

Este ano a coordenação inova seu formato substituindo os tradicionais debates, por uma atividade teórica, lançando pela primeira vez um jornal com informações e críticas dos espetáculos.

5º FESTCAMP oferece também discussões(mesas redondas) e oficinas de capacitação(gratuitas), contribuindo assim, na formação artística sul matogrossense.